Desporto Escolar

Uma breve Apresentação

O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, estando definido no Decreto-Lei nº 95/91, de 26 de fevereiro, na sua atual redação, como o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no Plano Anual de Atividades da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo, desenvolvendo as suas atividades nas escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e nas escolas do ensino secundário.

O Programa Estratégico do Desporto Escolar (PEDE) 2021-2025 fomenta a introdução à prática desportiva e à competição enquanto estratégias de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis, com respeito pelos princípios de igualdade de oportunidades e da diversidade.

Assim, o Desporto Escolar pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento dos valores e áreas de competência previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com principal destaque para:

VALORES (Responsabilidade e integridade; excelência e exigência; curiosidade, reflexão e inovação; cidadania e participação; liberdade).

ÁREAS DE COMPETÊNCIA (Consciência e domínio do corpo; bem-estar, saúde e ambiente; raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; relacionamento interpessoal; desenvolvimento pessoal e autonomia; sensibilidade estética e artística).

Para o ano letivo 2023/2024, o Agrupamento de Escolas de Castro Verde tem como oferta desportiva os Grupos-Equipa das modalidades referidas no quadro seguinte:

Os alunos interessados podem fazer a inscrição a duas das modalidades referidas, solicitando aos professores de Educação Física, ou às funcionárias do Pavilhão da E. B. 2,3 Dr. António Francisco Colaço, a respetiva ficha de inscrição.

Grupo Equipa Escalão / Género Ano de nascimento Responsável
Badminton Vários Misto (Básica) 2002 a 2015 Prof. Rosendo Borges
Voleibol Iniciadas Femininas (Secundária) 2009 e 2010 Prof. Pedro Mestre
Atletismo Vários Misto (Básica) 2002 a 2015 Prof. João Almeida
Futsal Juvenis Masculinos (Secundária) 2006 a 2008 Prof. Jorge Varela
Natação (2) Vários Misto (Básica e Secundária) 2002 a 2015 Prof. Paulo Lopes Prof. Rui Leite
Ténis de Mesa Vários Misto (Básica) 2002 a 2015 Prof. Rosendo Borges
Boccia Vários Misto (Básica) 2002 a 2015 Prof. Paulo Lopes