Projeto Gen10S

"Chegou ao fim a experiência "Projeto Gen10S" que o nosso agrupamento abraçou considerando a pertinência das aprendizagens e competências do ensino do pensamento computacional e do ensino da programação desde a tenra idade dos nossos alunos.

A candidatura, realizada ainda no decurso do ano letivo anterior, acabou por se converter numa seleção para integrar a equipa das 62 escolas selecionadas para implementar o projeto durante este ano letivo.

Os grandes objetivos eram " garantir às nossas crianças o acesso às mesmas oportunidades, assegurando que todas as conquistas são baseadas no esforço e mérito, e nunca condicionadas pelo género ou pela situação socioeconómica do seu agregado familiar."

Depois de sessões de formação e de desenvolvimento de projetos individuais e em grupo nas turmas do 5º ano, realizou-se a apresentação final dos projetos e seleção de dois alunos representantes do nosso AECV no evento final, a realizar no próximo dia 21 de junho, em Lisboa.

Os projetos realizados com recurso à linguagem de programação por blocos Scratch abordam, de forma lúdica, conteúdos curriculares no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Desporto, História, na sua maioria, e estarão disponíveis em breve para consulta e utilização pelo público na plataforma do gen10s.pt e no portal do scratch.mit.edu.

Estão de parabéns todos os alunos que participaram e desenvolveram projetos tão criativos. Receberam todos eles uma T-shirt e um certificado de conclusão da formação.

Estão também de parabéns os professores que se envolveram de forma direta quer na formação quer na gestão das suas aulas usando novas metodologias de trabalho com os seus alunos quer os professores que de forma indireta se envolveram permitindo uma melhor flexibilidade curricular.

Estão particularmente de parabéns a Marina Pavel, do 5ºA e o Duarte Silva do 5ºC, que serão os representantes Gen10s e serão contemplados com uma viagem a Lisboa para participarem no evento nacional final."