Eleição do diretor(a) do Agrupamento de Escolas de Castro Verde

2022-06-06-DOC8294.pdf
2022-06-06-DOC8295.pdf

Destinadas a alunos do 8.º e do 10.º ao 12.º ano, As Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera pretendem dar a conhecer as Reservas da Biosfera portuguesas e a promoção do desenvolvimento sustentável nestes territórios. Fica aqui um resumo da participação dos alunos do Agrupamento de escolas de Castro Verde nas olimpíadas nacionais das reservas da biosfera.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Na segunda-feira, dia 06 de junho, no âmbito da disciplina de Cidadania, a turma PIEFAE participou numa atividade promovida pela CLSD de Castro Verde. Esta atividade foi o culminar da temática sobre o Voluntariado abordada nas aulas. O objetivo da mesma visou a consciencialização dos alunos relativamente à importância do voluntariado e dar-lhes a conhecer alguns projetos inovadores existentes na nossa comunidade. Assim, finalizamos este tema com um excelente passeio de Trishaw, inserido no projeto “Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Pedalar Sem Idade Castro Verde”.

Partilhamos alguns momentos de aprendizagem, histórias e sorrisos!

Foram momentos que ficaram gravados nas nossas memórias e que nos deixaram de coração cheio!

Um bem-haja às técnicas e voluntárias que viabilizaram este momento.

CastroTeca

Se entrar numa loja e encontrar livros a chamar por si, não se assuste. Leve um para casa e leia-o.

Trata-se do projeto CastroTeca que os alunos do 10º C e do PIEF AE organizaram, em conjunto, para a disciplina de Cidadania, que tem como objetivo criar o gosto pela leitura. Para tal, as turmas entregaram livros em espaços comerciais, que qualquer um pode levar para casa e ler. Convidam-se todas as pessoas a levarem livros que já não precisem para esses espaços.

Pretendemos, assim, dar uma vida nova aos livros que já lemos e que estão numa estante só a criar pó. Além disso, podemos viajar e dar asas à imaginação não gastando tostão.

Vamos todos ler mais!


Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Alemão a Caminho

No passado dia 23 de maio, na Biblioteca da EB 2,3, os alunos do 9º ano e do PIEF AE tiveram uma aula de iniciação de Alemão com a professora Magdalena Schmölzer do Goethe Institut. O objetivo da atividade era dar a conhecer um pouco desta língua estrangeira e pôr os alunos a comunicar em alemão, o que eles fizeram com bastante empenho e entusiasmo. Also, bis nächstes Jahr!

Conselho geral


N Cenas Arte no Plural

Decorreu de 22 de abril a 3 de maio

Exposições, Conversa, Teatro, Cinema, Workshop


Academia de Líderes UBUNTU ‐ Feito com o Clipchamp.mp4

12 horas UBUNTU pela Paz

Encontro de professores de língua estrangeira

No passado dia 27 de abril, as professoras de Inglês do nosso Agrupamento organizaram um encontro de professores de línguas, no qual foram partilhadas atividades interessantes e criativas para se usarem nas aulas com os alunos. Os presentes participaram ativamente e com muito empenho. No final, e para terminar com chave de ouro, houve um lanche muito saboroso e os professores puseram a conversa em dia

Bolsas de Mérito 2022/2023

Destinam-se a todos os alunos matriculados no ensino secundário, a quem tenha sido atribuído o Escalão A ou B da Ação Social Escolar e que tenham obtido, no ano letivo anterior, uma classificação que revele “mérito”

Mais informações

Apoios Sócio-Educativos

2022 - 2023

Calendário de matrículas

para o ano letivo 2022/23

De acordo com o Despacho n.º 4209-A/2022, o calendário de matrículas para o ano letivo 2022/23 é o seguinte:

Educação pré-escolar e 1º ano do 1º ciclo do ensino básico – entre 19 de abril e 16 de maio

Aviso de matrícula pré-escolar e 1º ciclo.pdf
Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Comemorações do dia do Pi

No âmbito das comemorações do dia do Pi foram preparadas diferentes atividades pelos alunos do 8ºano, do PIEF AE e pelos alunos que usufruem de medidas adicionais com adaptações curriculares significativas do 8º B, 9º C e 10 ºA, (orientados pelos professores de Matemática) e também pela professora e alunas responsáveis pelo projeto " A Matemática é Fixe" ( BE).

Ao longo da semana, foram apresentadas a turmas do primeiro ciclo e do segundo atividades preparadas pelos alunos do 8ºano; a biblioteca escolar e todo o espaço escolar foram decorados;

Na semana de 14/3 a 18/3 vão estar disponíveis na BE pequenas atividades destinadas aos alunos.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Exposição “CARAVELAS”

As turmas do 4.º A e 4.º B, no âmbito da disciplina de estudo do meio, trabalharam o conteúdo programático “A Expansão Marítima”.

No seguimento deste tema, os alunos e respetivos encarregados de educação foram desafiados a elaborar “caravelas” do tempo dos Descobrimentos.

Os trabalhos resultantes desse desafio foram expostos em ambos os Centros Escolares.

No dia da inauguração, os alunos declamaram o poema “A Nau Catrineta” de Almeida Garrett.

A turma PIEF AE esteve a trabalhar o tema da poluição nas aulas de Inglês e de Cidadania. Neste projeto também participou o aluno Leandro Cunha do 10ºA. Em Inglês, as turmas começaram por trabalhar o vocabulário relacionado com os desastres naturais, causados pelas alterações climáticas e selecionaram vídeos a explicar esses fenómenos passando-se, depois, à sua análise. Trabalhou-se as causas da poluição do ar, do solo e da água e pesquisou-se formas de reduzir a poluição. Ouviu-se e analisou-se, ainda, a canção dos 30 Seconds to Mars “Beautiful lie”. Por fim, os alunos e professores envolvidos no projeto farão uma visita de estudo, em abril, à Resialentejo (Amalga). Este projeto demonstrou que podemos trabalhar um tema em várias disciplinas e com várias turmas, enriquecendo, deste modo, a cultura geral dos alunos e solidificando a sua socialização.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

ENTRUDANÇAS

No âmbito do projeto artístico desenvolvido pela Associação Pédexumbo junto da comunidade escolar, em conjunto com a artista Joana Gancho, inaugurou-se no dia 24 de fevereiro três exposições “As caras do Entrudo”.

As exposições reúnem um conjunto de trabalhos realizados nas sessões de artes plásticas que a artista dinamizou junto de cerca de 150 participantes, entre crianças e jovens, das escolas de Entradas, Santa Bárbara de Padrões, Centro Escolar Dr. Francisco Alegre de Castro Verde e da ART - Associação De Respostas Terapêuticas.

Foi uma forma diferente de viver o Carnaval, que reaviva o universo divertido da palavra “máscara”, antes associada às brincadeiras de Entrudo e agora com outra carga social, devido ao contexto da pandemia.

A exposição vai estar patente, em cada uma das escolas, até ao dia 10 de março, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Castro Verde.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

DESFILE DE CHAPÉUS

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Castro Verde realizaram na tarde de sexta-feira, 25 de fevereiro, um desfile de chapéus inspirados na personagem O Chapeleiro Louco da obra de Lewis Carrol “Alice no país das Maravilhas”. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto “Ler + com Arte” e Plano 21/23 Escola + e contou com todas as turmas do 1.º ciclo e do pré escolar do Agrupamento de Escolas de Castro Verde. De salientar o envolvimento dos pais/encarregados de educação que com imensa criatividade criaram chapéus tão maravilhosos.

Foi uma explosão de cor e alegria junto aos Centros Escolares.


Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

No âmbito da disciplina de currículo local “Biosfera”, os alunos do 3.º ano dos Centros Escolares de Castro Verde realizaram visitas ao moinho, à Igreja dos Remédios e ao Museu da Lucerna. Estas visitas foram articuladas com o Posto de Turismo do município de Castro Verde.

As crianças adoraram a visita!!



Pensar a Matemática com o professor José Paula Viana



É sempre um prazer e um privilégio ter entre nós ...

Escola em Segurança



Covid 19: o que fazer


Eleição para o Conselho Geral

Eleição para representantes dos alunos ao Conselho Geral. Instalações do bloco de aulas da Biblioteca Municipal de Castro Verde, dia 4 de abril, entre as 9H00 e as 12H30.

Conselho Geral - Eleição

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação atual dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho e do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Castro Verde atualmente em vigor, convoco todos os Docentes, Não Docentes e Alunos do Ensino Secundário e Profissional do AECV para eleger os seus representantes no Conselho Geral, nos termos dos editais e regulamento de eleições aprovados em reunião de Conselho Geral de dia 4-02-2022.


A Pres. do Conselho Geral: Paula Freire


Prof. Paula Freire

Presidente do Conselho Geral


Mais informação aqui

Calendário Escolar