PENSAR A MATEMÁTICA

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

É sempre um prazer e um privilégio ter entre nós o Professor José Paulo Viana, desde sempre um entusiasta das matemáticas recreativas, dos problemas, das probabilidades e da magia matemática.

Foi neste contexto que o Professor José Paulo Viana esteve, mais uma vez, no nosso Agrupamento de Escolas a desenvolver diferentes atividades da Matemática. Os alunos dos 3º e 4º anos, participaram nos “ Desafios Matemáticos” e os alunos do 6º, 7º e 8º anos na atividade “Magia e Matemática”. Finalizou a sua participação com a palestra “Matemáticas Impuras”, dirigida aos alunos do ensino secundário.

Um enorme agradecimento ao nosso já grande amigo “Zé Paulo”, como gosta de se identificar junto dos nossos alunos. A sua forma extraordinária de comunicar cativou de forma notória a assistência nas diferentes atividades que realizou.

Já ficou marcado o novo encontro para daqui a 2 anos! Muito obrigada Professor José Paulo Viana.

Algumas notas sobre o Professor José Paulo Viana:

Tem desenvolvido uma intensa atividade como divulgador, através de palestras e conferências. Presta o seu apoio em projetos ligados à matemática nas escolas.

Autor da secção “Desafios”, no jornal Público, da qual foi responsável até janeiro de 2019, tendo comemorado 25 anos em Março de 2014. Esta contribuição nos média valeu-lhe o “Prémio Ciência Viva nos Média 2014”.

Além da sua obra “Uma vida sem problemas”, é também autor de 10 livros com as compilações dos “problemas” publicados no Público.

Colaborou com a nossa Câmara Municipal, escreveu o prefácio da edição fac-símile "Algumas Considerações sobre o Último Teorema de Fermat", de dr. António Francisco Colaço, natural de Castro Verde.